Arthur Araújo
O prefeito Cícero Lucena visitou, na manhã desta segunda-feira (23), obras que terão grande impacto na vida dos moradores do Bairro das Indústrias e Mumbaba. Trata-se de serviços de drenagem profunda, que vão acabar com os alagamentos em período chuvosos e chegam junto à pavimentação e outros itens de infraestrutura. Mais cedo, o gestor também verificou o andamento das obras de reestruturação e ampliação do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) José de Carvalho, no Altiplano.
“Estamos investindo cerca de R$ 12 milhões nestas drenagens que vão possibilitar a captação das águas dessa bacia. João Pessoa ganhou mais de 68 mil habitantes nos últimos anos e precisamos ter visão e ação para garantir qualidade de vida na cidade”, afirmou Cícero Lucena.
O prefeito se refere às obras de drenagem na região da Rua Cidade de Jericó, no Bairro das Indústrias, e da Rua Honduras, em Mumbaba. No primeiro caso as obras ainda se articulam com a ligação que será feita pelo Governo do Estado entre o bairro e a cidade de Bayeux.
De acordo com o secretário executivo da Infraestrutura, Luciano Pereira, no período chuvoso se acumulava quase um metro de água nestas regiões. “Isso agora vai acabar. São obras caras, mas necessárias para a qualidade de vida das pessoas”, afirmou. As vias vão receber ainda pavimentação em paralelepípedo, padronização de calçadas e acessibilidade.
O gestor explicou que para algumas ruas é suficiente a drenagem superficial, onde a água escorre sobre o pavimento, outras, no entanto, demandam a drenagem profunda. “A água termina se juntando em algum ponto e aí precisamos lançar em algum corpo receptor, como rios, e isso é feito de forma subterrânea e pelo volume de água requer essa tubulação de diâmetro elevado”, destacou Luciano Pereira.
Educação – No começo da manhã o prefeito Cícero Lucena esteve no CMEI José de Carvalho, no Altiplano. Além de todo o padrão de qualidade da gestão para a estrutura da Rede Municipal de Ensino, incluindo reservatório de água, subestação de energia, climatização e reforma completa, a unidade ainda será ampliada, ganhando quatro novas salas e lactário, o que vai permitir dobrar o número de vagas e acolher crianças mais novas. O investimento é de R$ 1,3 milhão.