O deputado federal Damião Feliciano, reeleito à Câmara pela sigla do União Brasil, confirmou que ira assumir o comando da bancada federal da Paraíba no Congresso a partir de fevereiro, quando os 12 deputados e um senador forem empossados nos mandatos. Feliciano, que já tem a unanimidade de apoios para enfeixar a coordenação, refletida na assinatura de todos os integrantes da bancada em documento indicando seu nome. Ele substituirá no posto ao deputado federal Efraim Filho, do União Brasil, que foi eleito senador no primeiro turno das eleições do ano passado.
Damião Feliciano revela que pretende promover a união do grupo de parlamentares em defesa das reivindicações de interesse do Estado. Para ele, a Paraíba vive um momento particularmente favorável na conjuntura nacional, com a ascensão do governador João Azevêdo (PSB) à presidência do Consórcio Interestadual do Nordeste e com o compromisso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de atender pleitos de caráter estruturante desta região. O parlamentar tem bom trânsito nos círculos de poder em Brasília, no governo do presidente Lula e entre parlamentares que fazem oposição ao governo federal.
Marido da ex-vice-governadora Lígia Feliciano, Damião era um dos expoentes do PDT no Estado e seu grupo chegou a se distanciar do governador João Azevêdo em pleno ano eleitoral, enquanto o parlamentar migrou para o União Brasil aproveitando a janela partidária para a troca de legendas. Conseguiu a reeleição com base política estruturada a partir de Campina Grande, segundo colégio eleitoral do Estado, e o “clã” reaproximou-se do governador, que já indicou Renato Feliciano, filho do casal, para uma secretaria no segundo mandato.
O deputado federal Efraim Filho assinou, ainda no exercício do mandato na Câmara, a lista em favor de Damião Feliciano. Ele declarou ter completado o seu ciclo na coordenação da bancada paraibana no mandato passado. Acredita que atuou com transparência, coesão na defesa dos temas de interesse da Paraíba e obtenção de recorde na conquista de recursos para investimentos no Estado. Efraim Filho desejou sucesso a Damião Feliciano na tarefa que passará a empalmar e salientou que o rodízio na coordenação da bancada federal é importante para oxigenar o desempenho dos senadores e deputados que a integram.