Repercutiu nos meios políticos e sociais da Paraíba o relato comovente que a deputada estadual Jane Panta (PP) fez, na última sessão da Assembleia Legislativa, sobre o tratamento contra um câncer de mama que ela está fazendo. A parlamentar, que recentemente passou por procedimento cirúrgico e afirmou que está bem, deu o depoimento como forma de contribuir para conscientizar as mulheres sobre a necessidade da prevenção do câncer e, ao mesmo tempo, se declarou disposta a lutar para que as mulheres tenham pleno acesso ao tratamento de doenças como a que ela citou.
Textualmente, Jane Panta informou, à certa altura: “Estou me recuperando, estou bem. Quando as coisas acontecem a gente não consegue entender o porque, mas hoje eu já entendo totalmente o porque de tudo isso. É para que a gente possa se fortalecer e que possa tomar isso como bandeira, defendendo o direito de muitas mulheres que não tiveram oportunidade, como eu tive, de correr atrás e conseguir realizar todos os procedimentos necessários para o tratamento da doença”.
Jane Panta assegurou que envidará esforços para ampliação do atendimento às mulheres vítimas de câncer, inclusive, fazendo gestões junto ao poder público para que seja facilitado o diagnóstico rápido, com o consequente tratamento da doença. Esposa do prefeito de Santa Rita, Emerson Panta, a deputada salientou que fez questão de oferecer um testemunho em público como forma de encorajar as mulheres paraibanas a lutarem para vencer batalhas difíceis que se apresentam no seu dia a dia. Salientou que a vida pública só tem sentido com o engajamento dos representantes do povo nas grandes causas de interesse da sociedade e que, de sua parte, continuará na linha de frente das questões que precisam ser abordadas na Assembleia Legislativa da Paraíba.