Foi expressivo o comparecimento de deputados estaduais, da bancada governista e da bancada de oposição, ao café da manhã promovido hoje pelo governador João Azevêdo (PSB) em um restaurante da orla marítima de João Pessoa para dialogar e buscar a união de forças em torno de projetos relevantes para a Paraíba. Deputados da oposição, como Fábio Ramalho, que tomará posse amanhã, Camila Toscano e Walbber Virgolino destacaram o ineditismo do gesto nas relações institucionais do Estado nos últimos anos e elogiaram a disposição do chefe do Executivo em abrir espaço para ouvir reivindicações de interesse público.
O governador João Azevêdo explicou que o encontro significou uma tentativa de criar ambiente de respeito entre integrantes de dois Poderes, sem ter se constituído propriamente em evento político, com a preocupação de atrair apoios. Admitiu, porém, que venha a ter a colaboração de deputados oposicionistas em pautas convergentes no plenário da Casa de Epitácio Pessoa. “Que a gente tenha, através da posição dos deputados na Assembleia, uma discussão sobre a Paraíba, fazendo com que este Estado continue sendo respeitado e, ao mesmo tempo, contribuindo para colocar a Paraíba no cenário das discussões nacionais, como interlocutor de propostas para o desenvolvimento do país”, emendou.
O presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (Republicanos), frisou que a iniciativa de realização do encontro partiu do governador, interessado em estreitar relações com os integrantes do Legislativo. Adriano admitiu que Azevêdo pode ter se inspirado nos gestos que foram promovidos na Assembleia para a busca do consenso nas eleições de duas Mesas Diretoras para os próximos biênios, as quais serão comandadas pelo deputado do Republicanos, beneficiado por brecha legal firmada em decisão do Supremo Tribunal Federal envolvendo a reeleição nas Casas Legislativas do país. O deputado Wilson Filho, atual líder do governo na Assembleia e filiado ao Republicanos, notou que a presença de secretários de Estado no encontro foi oportuna porque serviu para o encaminhamento imediato de demandas formuladas por alguns parlamentares.
O governador João Azevêdo reiterou a sua posição de defesa da harmonia no relacionamento entre os Poderes instituídos e informou que o seu propósito é o de iniciar o ano legislativo focado nas questões que são importantes para o Estado e para a sua população. Na reunião, foi confirmada a escolha do deputado estadual Walbber Virgolino para líder da oposição na Casa de Epitácio Pessoa a partir da próxima legislatura, substituindo ao deputado Cabo Gilberto Silva, que assumirá mandato na Câmara Federal. Virgolino, inclusive, foi um dos primeiros a chegar para o café da manhã e salientou que está disposto a somar no esforço em prol do desenvolvimento da Paraíba. Wilson Filho não confirmou a sua permanência na liderança do governo, mas deixou claro que está à disposição do governador João Azevêdo para cumprir missões em postos que ele julgar conveniente.