Nonato Guedes
O deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos) foi eleito presidente da Assembleia Legislativa por mais dois biênios, pelos próximos quatro anos, batendo recorde de permanência no comando do Poder. Confirmando a expectativa, ele teve a unanimidade de apoios para se manter à frente da Casa, somando os 36 votos entre os que compõem o colegiado. No discurso que proferiu após o resultado, além de externar o agradecimento a colegas parlamentares, Adriano Galdino defendeu a união de forças políticas em prol das causas de interesse do Estado e garantiu que a ALPB será cada vez mais dinâmica no exercício do seu papel institucional.
O parlamentar relembrou suas origens humildes na cidade de Pocinhos e falou, também, da sua determinação em concretizar sonhos como o de se eleger deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa. De acordo com ele, a unanimidade conquistada nas eleições realizadas na manhã de hoje para os dois biênios possibilita o fortalecimento da Casa de Epitácio Pessoa, que ele definiu como um “poder independente, mas colaborativo”. Nesse sentido, destacou que continuará se empenhando para assegurar a harmonia com os demais Poderes na Paraíba, atuando em articulação com o Executivo para que a governabilidade seja preservada. O discurso serviu para Adriano mencionar, também, ações desenvolvidas em outras legislaturas e enfrentamento de desafios, a exemplo da atuação produtiva em plena pandemia de covid-19. A Assembleia da Paraíba foi a primeira, no país, a adotar a realização de sessões remotas e, também, sessões híbridas, no período agudo da calamidade sanitária.
Em paralelo, o Poder Legislativo, sob seu comando, viabilizou doações de recursos para instituições de saúde do Estado e aquisição de máscaras de proteção, em obediência a recomendações das autoridades científicas sobre as medidas preventivas que deveriam ser tomadas naquela fase. O deputado Adriano Galdino informou aos jornalistas que na nova gestão vai envidar esforços para a construção do Plenário-Auditório da ALPB, um espaço anexo que acomode a realização de sessões especiais e até mesmo de solenidades de posse, diante da dificuldade física das atuais instalações da Assembleia na Praça dos Três Poderes. Uma outra informação que ele deu foi de que vai se empenhar pela indicação do deputado estadual Tião Gomes (PSB) para a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, que deverá ser aberta com aposentadoria do conselheiro titular Arthur Cunha Lima em data ainda não definida.
O presidente da Assembleia enfatizou o excelente relacionamento que tem sido mantido com o governador João Azevêdo (PSB) no encaminhamento de assuntos e de reivindicações de interesse do povo paraibano, traduzindo o atendimento de demandas como uma demonstração de respeito do Executivo à força do Legislativo e como sinal de prestigiamento da Casa por parte do governador. A colaboração entre os dois Poderes, na sua opinião, será necessária diante dos desafios da nova conjuntura e, também, das perspectivas de atendimento a pleitos da Paraíba e do Nordeste por parte do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), conforme compromisso reiterado pelo mandatário em encontros com gestores da região Nordeste. Nesse sentido, Adriano considera que a Região vive um momento especial para incrementar o seu processo de desenvolvimento sócio-econômico e cultural.
Antes da realização das eleições para Mesas Diretoras, correspondentes a dois biênios, o presidente Adriano Galdino empossou os novos deputados estaduais e os parlamentares que foram reeleitos por diferentes partidos. A chapa que foi sacramentada para o primeiro biênio, o atual, tem como primeiro vice Tião Gomes, segundo vice Eduardo Carneiro, do Solidariedade, e terceiro vice – Tovar Correia Lima, do PSDB, ficando a deputada Camila Toscano, do PSDB, na quarta vice-presidência. Já a chapa para o segundo biênio, tem como primeiro vice o deputado Felipe Leitão, do PSD, segundo vice a deputada Cida Ramos, do PT, terceiro vice Taciano Diniz, do União Brasil e quarto vice – Fábio Ramalho, do PSDB. O primeiro secretário será Tovar Correia Lima. A ascensão do deputado Adriano Galdino para mais dois biênios foi favorecida pela desistência de outros postulantes que se insinuaram como os deputados Wilson Filho, Tião Gomes, Hervázio Bezerra e Athaydes Mendes (Branco). Todos sufragaram o nome de Adriano nas eleições de hoje.