Nonato Guedes
Líder da bancada federal do Estado em Brasília, o deputado Damião Feliciano (União Brasil) esteve com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva esta semana na Capital Federal e disse que o mandatário está preparando uma agenda de visita ao Nordeste que incluirá a Paraíba, onde são executadas obras do governo federal, inclusive, a continuidade dos serviços do projeto de transposição das águas do rio São Francisco. O presidente Lula falou ao parlamentar do apreço pela Paraíba e pelo seu povo e garantiu interesse do Planalto em atender reivindicações que lhe são formuladas. O próprio Damião Feliciano encaminhou demandas pontuais que, conforme acredita, terão encaminhamento pelo governo.
Damião informou que, na conversa com o presidente Lula, abordou questões ligadas ao seu governo, ressalvando até mesmo a ausência de paraibanos em cargos de destaque do governo federal. De acordo com ele, o presidente Lula sensibilizou-se com a ponderação. “Essas coisas, na verdade, não acontecem na velocidade que a gente deseja. De qualquer forma, a gente não abre mão porque a representatividade, também, nos cargos federais, é importante para o Estado da Paraíba”, acrescentou. Frisou que o nome da sua mulher, Lígia Feliciano (PDT), ex-vice-governadora, não está em cogitação mas que ela está preparada para assumir qualquer missão no governo pela experiência por oito anos no Executivo. “Deus queira que as conversas avancem e que se possa trazer algo de importante para o Estado”.
Lígia Feliciano foi vice-governadora na gestão de Ricardo Coutinho (2014-2018) e no primeiro mandato de João Azevêdo. Ela chegou a ter sua candidatura ao governo cogitada nas eleições de 2022, mas o projeto não foi adiante dentro do PDT, do qual seu marido, Damião, migrou rumo ao União Brasil, reelegendo-se para um novo mandato na Câmara. A agenda da visita do presidente Lula à Paraíba deverá ser discutida, também, com o governador João Azevêdo (PSB), que é presidente do Consorcio Nordeste e que tem mantido contatos com o mandatário em eventos como o da reunião com governadores que aconteceu em Brasília.