O deputado Francisco Mendes Campos (Chico Mendes), do PSB, empresário, natural de Cajazeiras, no Alto Sertão da Paraíba, foi escolhido pelo governador João Azevêdo para ser seu líder na Assembleia Legislativa. O convite foi formulado e aceito durante audiência mantida hoje em João Pessoa pelo chefe do Executivo com o parlamentar. Chico Mendes está no seu primeiro mandato na Casa de Epitácio Pessoa, tendo obtido 43.068 votos. A decisão já foi comunicada através de ofício ao presidente da Assembleia, deputado Adriano Galdino.
“Tenho absoluta certeza de que fará um grande trabalho, pautado no diálogo e equilíbrio que conduzem a nossa forma de fazer política”, afirmou o governador em mensagem postada nas redes sociais.
Chico Mendes substitui no posto o deputado estadual Wilson Filho (Republicanos), que considerou concluída a sua missão e alegou ter outras pretensões, entre as quais a de ser presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Legislativo. A indicação de Mendes agradou pelo menos a um outro representante de Cajazeiras na Assembleia, o deputado Júnior Araújo, que destacou a sua capacidade para defender a segunda administração de João Azevêdo, bem como o seu empenho por reivindicações de interesse da população sertaneja.
O novo líder foi prefeito, por duas vezes, da cidade de São José de Piranhas, e, durante o período eleitoral, se aproximou muito do governador João Azevêdo, cumprindo missões delegadas na campanha que reconduziu o socialista ao Palácio da Redenção. Na bolsa de apostas ele “desbancou” outro nome do PSB que estava sendo cogitado para a liderança, o do deputado Hervázio Bezerra. Chico Mendes, em declarações à imprensa, tem pontuado a sua identidade com a bandeira do municipalismo e com a defesa de políticas públicas focadas no social e no combate à fome. Considera que a fome é um dos mais graves desafios da atual conjuntura.