A Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou por unanimidade, na sessão de ontem, moção de aplausos ao Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba, Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraíba e Conselho Regional de Medicina do Estado pela campanha “Brilho sim, barulho não”. A iniciativa foi lançada em 2022 com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos que os fogos de artifício com barulho causam nos bebês, crianças, idosos, autistas e animais.
A propositura foi do deputado Tovar Correia Lima (PSDB), que destacou a importância dessa campanha, que levou informações sobre os riscos e os problemas que o barulho dos fogos de artifício causam nos bebês, crianças, idosos, autistas e animais. Intitulada “Brilho sim, barulho não”, a iniciativa sensibilizou a população e os gestores públicos.
“Alguns municípios como Campina Grande, por exemplo, não utilizaram fogos com barulho nas festas de final de ano. Achamos essa campanha super relevante e vamos colaborar para levar informações e até formular uma legislação que trate do tema”, disse o parlamentar. Tovar lembrou que o barulho é muito nocivo a pessoas com o Transtorno do Espectro do Autismo, por exemplo, que podem ficar extremamente incomodadas. Elas apresentam uma hipersensibilidade sensorial aos estímulos do ambiente, de forma que elas escutam todos os sons de uma só vez, ocasionando uma sobrecarga a esse sentido e em crises que podem durar dias. No caso dos animais, segundo destacou o CRMV-PB, eles ouvem 500 vezes mais alto do que os seres humanos e com o barulho dos fogos sofrem tremores, desorientação, problemas cardíacos e até a morte. Os pets também acabam fugindo e até se machucando para tentar fugir do barulho.