O secretário de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, apresentou o programa Opera Paraíba, do Governo João Azevêdo, para o secretário-adjunto de Atenção Especializada, médico Aristides Oliveira, e para Felipe Proenço, secretário de Atenção Primária à Saúde. O encontro aconteceu ontem em Brasília e foi o segundo da Secretaria de Estado da Saúde com o Ministério da Saúde para apresentar o projeto que inspirou o programa nacional de realização de cirurgias eletivas – o primeiro aconteceu no fim de janeiro com a ministra Nísia Trindade. Durante o encontro, Jhony Bezerra e o médico André Pinto apresentaram como funciona o Programa, detalhando o sistema de regulação para formação da fila e acompanhamento da execução de cirurgias, o Regnutes.
De acordo com o secretário paraibano, a agenda foi importante para mostrar o funcionamento do programa, a fim de compartilhar experiências do maior modelo de cirurgias eletivas do Brasil. “Detalhamos a concepção do projeto, com toda a parte contratual com empresas que prestam serviços e termos de adesão, explicando também como aconteceu a parceria com os municípios”, relatou Jhony Bezerra.
O secretário explica que essa troca de experiências pode auxiliar na replicação do programa em nível nacional. “O objetivo da nossa visita foi realmente trazer a receita do sucesso que possibilitou a realização de mais de 33 mil cirurgias eletivas em quatro anos do programa, com a perspectiva de um plano nacional no mesmo padrão”, finalizou. O secretário-adjunto da SAES, Aristides Oliveira, destacou que a experiência vivenciada por meio do Opera Paraíba é a única que desperta interesse do Ministério da Saúde. “A Paraíba executou o programa com excelência e o Coração Paraibano também pode ser tomado como exemplo, pois traz novas ferramentas e fluxos que rediscutem a atenção especializada com a telemedicina, telediagnóstico e novos modelos de regulação que precisam ser discutidos para um apoio descentralizado ao paciente”, comentou.
Na oportunidade, o secretário visitou a bancada federal paraibana para discutir a destinação de recursos para a saúde da Paraíba. A visita a Brasília inclui, também, a participação na reunião do Conselho Nacional de Secretários de Saúde – Conass, programada para esta quarta-feira, 15.