Uma sessão solene do Congresso Nacional nesta quarta-feira, 15, celebrou os 130 anos do Tribunal de Contas da União (TCU). A sessão foi presidida pelo senador paraibano Veneziano Vital do Rêgo (MDB), primeiro vice-presidente do Senado Federal, que, na abertura, destacou a importância do órgão de fiscalização auxiliar da administração pública no país. “O TCU tem atuado com comprovada competência para proteção do erário público e para a garantia da transparência e da integridade na gestão de recursos nacionais. A atuação do tribunal tem se revelado essencial para a consolidação da democracia brasileira, ao permitir que a sociedade tenha acesso a informações sobre a gestão dos recursos públicos, ajudando a identificar e corrigir irregularidades”, expressou Veneziano.
Participaram também da sessão o ministro Bruno Dantas, presidente do TCU, o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, deputado Marcos Pereira, primeiro vice-presidente do Congresso Nacional, Cezar Miola, presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil – Atricon, entre outras autoridades. Veneziano disse que foi uma honra presidir a sessão e contou que teve a oportunidade de parabenizar “o trabalho primoroso, de olhar clínico sobre as questões sociais e econômicas”, realizado pelo seu irmão, ministro Vital do Rêgo, vice-presidente do TCU.
Ainda segundo Veneziano, o TCU trabalha arduamente para fornecer, ao Parlamento e à sociedade, resultados concretos para o aperfeiçoamento das políticas públicas e para o pleno atendimento de sua missão constitucional. Esteve presente ainda o deputado federal paraibano Hugo Motta, do Republicanos, coautor do requerimento para realização da sessão em homenagem ao TCU.