Defensor da valorização da cultura regional e das tradições históricas paraibanas, o deputado federal Ruy Carneiro criticou a pouca participação de artistas locais no Projeto Folia de Rua, em João Pessoa. O parlamentar acredita que é possível construir uma programação diversificada, descentralizada e que consiga mesclar atrfações de destaque nacional junto com os talentos da nossa terra.
– É preciso construir um formato para incentivar o desenvolvimento cultural, unindo inovação e também prestigiando os artistas regionais. Depois de encarar um longo período por conta das restrições provocadas pela covid-19, o período carnavalesco era bastante aguardado pelos profissionais que atuam diretamente com a cultura na Paraíba. Aí chega o Folia de Rua e escanteia muitas dessas pessoas que estão batalhando diariamente para movimentar o nosso cenário artístico – criticou Ruy.
A ideia de descentralização dos polos de folia também foi mencionada pelo deputado. “Poderíamos replicar ou adaptar formatos que já deram certo em outras cidades, a exemplo de Recife, que instala polos espalhados em diversos bairros. Isso promove a inclusão cultural das pessoas de baixa renda e ainda oferece um amplo espaço para apresentação dos artistas locais”, defendeu. No carnaval do Recife de 2023 até a escolha dos polos foi realizada em parceria com a população por meio de enquetes nas redes sociais. Com base nessa participação democrática, a gestão municipal está instalando 44 estruturas espalhadas em diversos bairros da cisade, que irão contar com atrações até a terça-feira de carnaval.