A “Dragões da Real” levou João Pessoa, a capital da Paraíba, ao Sambódromo no, Anhembi, São Paulo, em seu enredo que encerrou os desfiles do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo na manhã deste domingo, 19. A escola foi a sétima e última do segundo dia de apresentações. A segunda escola surgida de uma torcida do São Paulo (a primeira, “Independente Tricolor”, passou pela avenida na sexta-feira), a desfilar, tenta seu primeiro título no grupo especial com o enredo “Paraíso Paraibano – João Pessoa, a Porta do Sol das Américas.
Ainda nas primeiras horas da manhã de hoje, a TV Globo, através do apresentador Rodrigo Bocardi, disse que a homenagem à capital paraibana contagiou os foliões e constituiu uma das novidades do carnaval paulistano este ano. O carro abre-alas, coberto de dragões, representava a viagem do símbolo da agremiação até o local onde o sol nasce priero. Ao longo do desfile, a escola homenageou as manifestações culturais da capital paraibana, como o carnaval e seus blocos, e a festa de São João. Uma alegoria ainda representou a fé do povo de João Pessoa. O último carro reproduziu o forte verde da cidade, que se orgulha de sua conservação ambiental.
Em mensagem publicada no Instagram oficial da escola, os organizadores do bloco informam que foi intensa a dedicação para que a apresentação se tornasse inesquecível. A Dragões da Real já foi vice-campeã duas vezes, em 2017 e 2019 e busca chegar ao título inédito este ano com o enredo sobre João Pessoa. Ela está no grupo especial do carnaval paulistano desde 2012.. Um dos artífices para colocar João Pessoa na passarela do carnaval paulistano foi o carnavalesco Jorge Freitas, que visitou a cidade para pesquisa artística, envolvendo as diversas características da cidade e do povo paraibano. Há 23 anos, na gestão de Cícero Lucena, João Pessoa foi propagada para o mundo através do enredo da Vila Isabel na Marquês de Sapucaí no Rio de Janeiro, no carnaval de 1999 e voltou a ganhar projeção, desta feita em São Paulo. A mídia nacional repercutiu o desfile da Dragões da Real, que despertou manifestações de júbilo por parte de artistas paraibanos como a cantora Roberta Miranda, a cantora e atriz Lucy Alves, o cantor e compositor Chico César. O prefeito Cícero Lucena (PP) destacou a importância turística para João Pessoa e para a Paraíba com a homenagem prestada pela Dragões da Real.