Idealizador do atual Programa Bolsa Atleta na Paraíba e defensor histórico do incentivo ao esporte, o deputado federal Ruy Carneiro voltou a destinar recursos do auxílio-mudança para garantir a participação de atletas em competições. Dessa vez, os valores obtidos na luta contra os privilégios serão utilizados para custear passagens e inscrições de dois lutadores de jiu-jitsu da Paraíba no Campeonato Brasileiro da modalidade. “Nossos atletas elevam a Paraíba e João Pessoa aos lugares mais altos do pódio, mas estamos cansados de abandono, de vê-los lutando para arrecadar recursos nos sinais de trânsito e muitas vezes até deixando de competir”, frisou o parlamentar.
Ruy disse que o governo do Estado está com o Bolsa Atleta atrasado desde o ano passado e a prefeitura de João Pessoa não tem nenhuma política pública clara de apoio e fomento ao esporte. “Por isso, vou destinar novamente parte dos recursos do auxílio-mudança da Câmara para garantir a inscrição e as passagens de atletas de jiu-jitsu no Campeonato Brasileiro que vai acontecer em São Paulo”, explicou o parlamentar, lembrando que a iniciativa será semelhante ao que foi feito recentemente para adquirir e doar kits para 115 corredores participarem da Segunda Corrida Contra o Câncer.
“Adquirimos kits para ajudar a Corrida do Napoleão Laureano e fizemos a doação para incentivar corredores a participarem da atividade. Espero que os lutadores tenham o mesmo sucesso que os corredores, que foram campeões em diversas categorias e alcançaram excelentes colocações”, complementou. Os dois atletas, sendo um da categoria adulta e outro da juvenil serão selecionados por meio de um processo realizado nas redes sociais do deputado. Aqueles que tiverem mais menções até o dia 14 de março serão os selecionados em cada categoria. O resultado será divulgado no dia 15 do próximo mês e no mesmo dia já serão pagas as inscrições e as passagens aéreas Recife-São Paulo – Recife. Esses recursos são advindos do auxílio-mudança, que estão sendo destinados para instituições de diversas áreas de atuação, como esporte, causa animal, meio ambiente e social.
Ruy Carneiro aprimorou o Programa Bolsa Atleta na Paraíba em 2008, quando foi Secretário de Juventude, Esporte e Lazer do Estado. Através da Lei 8.481 e do Decreto 29.053 foram criadas categorias de bolsas que elevaram o número de beneficiários em mais de 50%. Durante a candidatura a prefeito de João Pessoa em 2020, Ruy defendeu a criação do Bolsa Atleta Municipal, com mais de 300 bolsas no valor de um salário mínimo para atletas e paratletas. A iniciativa iria utilizar critérios como bom desempenho escolar, tempo de prática esportiva e potencial do atleta em se profissionalizar.