O deputado federal Ruy Carneiro deplorou, ontem, os cortes promovidos recentemente pelo governo da Paraíba em benefícios e gratificações para profissionais de enfermagem. “É inadmissível o que o governo do Estado fez com os trabalhadores da enfermagem, primeiro anunciando o pagamento do piso apenas para efetivos e servidores da PB Saúde e agora surpreendendo a categoria com descontos absurdos e cortes de vantagens no contracheque”, frisou o parlamentar.
Ruy reforçou a luta em defesa da valorização profissional de enfermeiros e técnicos de enfermagem e, ao insistir no pagamento do piso salarial estabelecido nacionalmente para a categoria destacou que, assim como os médicos e demais trabalhadores da saúde, é fundamental fortalecer e reconhecer o trabalho realizado pelo segmento que é essencial para estruturar melhor o atendimento às pessoas mais carentes no Estado e nos municípios.
Ruy saliento que a lei 14.434/2022, que garante o pagamento do piso nacional da categoria, não permite que nenhum direito, gratificação ou acordo já firmado seja retirado ou incorporado ao piso, como fez o governo do Estado. “A lei é clara. Ela assegura que é ilegal desconsiderar ou suprimir acordos individuais, contratos e convenções coletivas conquistadas pelos trabalhadores. Seguirei firme na luta pela garantia dos direitos trabalhadores e também das entidades que atuam em defesa da categoria”, enfatizou.
No final de semana, diversos servidores estaduais procuraram as entidades que defendem a enfermagem e utilizaram as redes sociais para denunciar que o governo do Estado havia retirado uma série de remunerações já asseguradas por acordos anteriores.