A Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou, por unanimidade, na sessão de ontem, a criação e instalação da Frente Parlamentar de Desenvolvimento do Sertão Paraibano. De autoria do deputado estadual Gilbertinho (União Brasil), a Frente debaterá temas e lutará pelo desenvolvimento dos 83 municípios que compõem a microrregião sertaneja.
De acordo com Gilbertinho, as políticas públicas para o desenvolvimento do semiárido são incipientes para promover o crescimento efetivo da região, fator preponderante para a articulação da Frente. “Precisamos debater as problemáticas sertanejas. Temas como a seca e a fome ainda assolam o progresso da nossa terra e, como sertanejo, eu tinha o dever de consciência de promover melhorias para a vida dos mais de 903.911 habitantes que agora serão o coração da nossa Frente Parlamentar e do nosso mandato”, afirmou.
Gilbertinho ainda apontou aspectos que envolvem a questão da valorização da agricultura familiar, da agroecologia, do fomento à economia formal e informal, como também o eixo ambiental e territorial do sertão paraibano como temas a serem discutidos pela Frente. “Vamos propor audiências públicas, iniciar as discussões e estudos prévios para melhorar a vida do sertanejo e trabalhar em prol do desenvolvimento no Sertão paraibano”, ponderou.
A finalidade da Frente Parlamentar é reunir deputados, instituições públicas e privadas, bem como a sociedade civil organizada, na missão de promover avanços sociais e de cidadania a partir de soluções que melhorem a vida dos cidadãos. Para Gilbertinho, os apoios serão de fundamental importância nas mais diversas instâncias, principalmente na construção de dados e números que ajudem nas ações pontuais e coletivas em prol do Sertão do Estado.