A paraibana Tarciana Medeiros, nomeada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva como primeira mulher a presidir o Banco do Brasil, anunciou, em entrevista exclusiva à TV Cabo Branco, que foi ao ar no “Bom dia, Paraíba” de hoje que amanhã, Dia Internacional da Mulher, serão lançados projetos voltados exclusivamente às trabalhadoras. Falando à repórter Angélica Nunes, a executiva disse que pretende utilizar sua experiência de vida e espaço de poder conquistado para apoiar as micro e pequenas empresas lideradas por mulheres durante a sua gestão. Ela é natural de Campina Grande.
Tarciana revelou que tem consciência plena da posição que ocupa e da importância do seu papel, “que traz muito significado”. Mas ressaltou que tem procurado sair da questão meramente simbólica da nomeação para buscar ações concretas no dia a dia, com o fortalecimento das atividades da instituição em que ingressou no ano 2000 na Bahia. A presidente do Banco do Brasil participou, ontem, de atividades no Tribunal Regional do Trabalho da Décima Terceira Região em João Pessoa, alusivas ao Dia Internacional da Mulher. Amanhã estará com o presidente Lula para o lançamento de uma série de iniciativas na área da agricultura familiar e beneficiando mulheres empreendedoras.
“Vamos trazer um olhar mais focado, um olhar mais específico para as micro e pequenas empresas; vinte e duas mil das mais de 50 mil empresas são lideradas por mulheres e pretendemos tratar não só de crédito mas da inclusão financeira, que passa, também, pela educação financeira. Temos diversos projetos que serão colocados em pauta para o cliente entender como ele gasta, como ele investe e em que momento ele precisa investir tudo isso em várias etapas”, enfatizou Tarciana Medeiros à TV Cabo Branco.