O deputado federal Ruy Carneiro cobrou da Prefeitura de João Pessoa a apresentação de um estudo de impacto ambiental antes do anúncio oficial de qualquer projeto de engorda da orla da Capital paraibana. O parlamentar se define como defensor do meio ambiente e do diálogo permanente com a população e informou que, buscando ampliar o conhecimento da população sobre a temática, promoverá uma live sobre os riscos do alargamento da faixa de areia na orla pessoense na próxima quinta-feira às 19h com a participação do professor e mestre em Geografia e Geodinâmica, Williams Guimarães.
“As praias são o nosso maior patrimônio natural e turístico. E têm que ser tratadas com muito respeito, dialogando com a população. Numa obra dessa magnitude, antes de qualquer projeto ou contratação de empresa, é preciso ser apresentado um estudo de impacto ambiental para direcionar as próximas etapas de uma possível intervenção. Por isso nós convidamos o professor universitário Williams Guimarães, especialista em erosão costeira, para tratarmos dessa questão”, detalhou Ruy.
O professor Williams estuda monitoramento de erosão costeira, em particular da falésia do Cabo Branco, desde 2010. Ele participou do estudo de impacto ambiental e relatório de impacto do meio ambiente promovido pela Fundação Apolônio Sales de Desenvolvimento Educacional, que envolveu as universidades federais da Paraíba, Pernambuco e Ceará, onde foram apontadas algumas intervenções pontuais para a área. A transmissão on line será realizada através do perfil do deputado Ruy Carneiro no Instagram.