Na sessão especial em alusão ao Dia Internacional da Mulher, realizada ontem pela Assembleia Legislativa, houve referência à importância das conquistas femininas na Paraíba, mas também houve alertas sobre a onda de feminicídios que vem se agravando no Estado e no país. A deputada Jane Panta afirmou: “A mulher é a voz da resistência. E hoje temos que resistir pelo simples fato de ser mulher. Eu não posso deixar de frisar que nós devemos dar um basta em tantos feminicídios que estão acontecendo neste país. É dia de continuarmos lutando”, exortou a deputada.
Na ocasião foi empossada a nova diretoria da Associação Promocional do Poder Legislativo, bem como outorgada a Medalha Empreendedor José Carlos da Silva Júnior à primeira-dama do Estado, Ana Maria Lins, e a Medalha Darcy Ribeiro à professora Mary Roberta Meire Marinho, reitora do Instuto Federal da Paraíba. A homenagem foi proposta pelas deputadas Francisca Motta e Danielle do Vale. Francisca Motta afirmou: “As responsabilidades que enfrento com a vida pública me obrigam a refletir todos os dias sobre o aumento assustador dos casos de feminicídio, a evasão escolar, a exploração social, a dificuldade de acesso ao trabalho. Como mulher, por todas que represento, sinto que o momento exige, mais do que nunca, vigilância, unidade e ação. Uma luta bem maior em defesa dessas mulheres que cada vez mais são vítimas de violência doméstica e de uma realidade inaceitável”.
A deputada Danielle do Vale disse que a data é de comemoração, de lutas e de reafirmação dos direitos da mulher. “É muito mais que uma homenagem mas um reconhecimento do papel da mulher na Paraíba. Essa demonstração que a gente tem que fazer é porque precisamos ter liberdade e afinar ainda mais a luta pelos nossos direitos. Além desse momento alusivo, essa solenidade é para destacar a sensibilidade desta Casa às pautas femininas”, registrou. A primeira-dama Ana Maria Lins e a professora Mary Roberta Meira ficaram bastante emocionadas com as homenagens. Disse Ana Maria Lins: “São motivos de muita honra e um incentivo para continuar trabalhando ainda mais pelos paraibanos e paraibanas, dando as melhores condições possíveis para desenvolverem os seus negócios e garantirem o seu sustento”.