Nonato Guedes
Em postagens feitas, hoje, no Twitter, o senador paraibano Efraim Filho, do União Brasil, informou ter recebido convite da Presidência da República para acompanhar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na visita oficial que este fará à Paraíba amanhã, mas alegou compromissos em Brasília para declinar do convite. O presidente Lula desembarca pela manhã em Campina Grande e segue para Santa Luzia, no Vale do Sabugy, berço político do senador Efraim Filho, para inaugurar o Complexo Chafariz, de energia eólica e solar, empreendimento da iniciativa privada com aporte de recursos do governo federal. O senador desejou sucesso na visita.
– Agradeço o convite, porém, devido aos compromissos de líder da bancada do União Brasil e do Bloco, à frente das votações em pauta neste dia, não poderei acompanhar a comitiva – tuitou o parlamentar, acrescentando: “Desejo sucesso na visita para conhecimento das potencialidades da nossa região do sertão e sua nova vocação econômica de energia renovável. A inauguração do complexo de energia eólica e solar na região de Santa Luzia gera empregos e oportunidades para uma economia mais sustentável”, reconheceu Efraim Filho.
Conforme ele, o empreendimento “também dialoga com o novo IFPB trazido por nós para a região. É redentor para quem sempre lutou contra a escassez de água saber que é do sol e do vento que hoje surge a esperança do crescimento econômico do nosso sertão”. Embora o União Brasil integre a base do governo Lula no Congresso e ocupe ministérios como o das Comunicações, o senador paraibano tem se revelado “independente” quanto ao governo Lula desde o início do mandato. Na campanha de 2022, ele manifestou alinhamento com a candidatura do ex-presidente Jair Bolsonaro à reeleição. Os senadores Veneziano Vital do Rêgo (MDB) e Daniella Ribeiro (PSD) estarão na solenidade, assim como o governador João Azevêdo (PSB) e o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (Republicanos). O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (PSD) deverá recepcionar o presidente da República no desembarque naquela cidade para a troca de aeronaves.