O deputado federal Gervásio Maia, presidente estadual do PSB, que integrou a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na visita, ontem, à Paraíba, destacou o potencial e a credibilidade da Paraíba para a atração de novos empreendimentos, ao se referir à inauguração do Complexo Renovável Neoenergia na região de Santa Luzia, no Vale do Sabugy. “Somos o primeiro Estado do Brasil a implantar um sistema que gera energia solar e eólica. Uma conquista importante, que mostra que a credibilidade do Estado, com contas equilibradas, responsabilidade fiscal e a capacidade de gestão do governador João Azevêdo são fatores propulsores para atração de grandes empreendimentos”.
O complexo que foi inaugurado ontem, na opinião do deputado Gervásio Maia, terá energia limpa, mais empregos e, consequentemente, mais desenvolvimento para a Paraíba. O ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, ali presente, ressaltou a importância do aproveitamento sustentável dos recursos naturais e anunciou que o governo investirá aproximadamente R$ 50 bilhões para realizar o maior programa de transição energética do país, permitindo a construção de mais parques de energia eólica e solar no Nordeste. “Isso é geração de emprego, renda e, sobretudo, indutor da industrialização do Nordeste. O sol e o vento serão os maiores indutores de desenvolvimento, por meio da geração de energia limpa e renovável”, disse, lembrando que o parque renovável na Paraíba responde por 30% da capacidade de geração do Estado.
Com investimento de cerca de R$ 3 bilhões, o complexo é formado pelo Parque Eólico Chafariz, com capacidade de gerar 471,2 Megawatts (MW) e o Parque Solar Santa Luzia, com potência máxima de gerar 149,2 MW, além de subestações e linhas de transmissão. O empreendimento combina as tecnologias eólica e solar para geração de energia limpa.