Os 101 anos do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) foram celebrados em sessão especial na manhã desta sexta-feira na Câmara Municipal de João Pessoa, por propositura do vereador Professor Gabriel (Avante) e presidida pelo vereador Marcos Henriques, do PT. Marcos Henriques homenageou o ex-deputado Simão Almeida e o ativista Agamenon Sarinho (in memoriam) pela sua militância nos quadros do Partido Comunista do Brasil, em defesa da democracia e da justiça social. “Sabemos que o legado deles está aqui”, pontuou.
De acordo com Marcos Henriques, a justiça social é sinônimo do PCdoB, que sempre lutou pela inclusão, enfrentando os desafios ao lado do povo brasileiro. “Lutou, ainda, contra a tirania de um governo excludente durante quatro anos, que trouxe uma derrocada dos direitos sociais”, ressaltou. Foram exibidos vídeos com narrativa sobre a atuação e história do partido e o militante Eziel Inocêncio falou sobre a importância dos conceitos que embasam a luta do partido. Já o vereador Júnio Leandro, do PDT, parabenizou os militantes comunistas, sobretudo os que compõem diretórios estadual e municipal do PCdoB.
Jonildo Cavalcanti, o presidente do PCdoB em João Pessoa, afirmou: “O partido hoje faz com que nós, enquanto seres humanos, sejamos forjados na luta, no bem, em promover o bem. Fazer o bem está na essência do comunismo, de algo que faz com que nós, enquanto seres humanos, sejamos melhores (…) Esta luta se faz hoje. Não é apenas aquilo que vivemos num passado recente, mas está na pauta de hoje”. A presidente estadual do PCdoB, Gregória Benário, teve sua participação em vídeo na qual frisou que o partido é a legenda mais antiga da Nação em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras. “Que continuemos firmes na luta incansável buscando dias melhores para João Pessoa, para a Paraíba e para o país”, exortou. Marcos Santos, secretário sindical do partido e membro da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil disse que a história do PCdoB acontece em consonância com a do país. “Ser comunista é uma conduta de vida e não apenas em um momento, mas em todos os momentos, em todas as tarefas”, definiu.