A vigésima quarta edição da Marcha Municipalista a Brasília vai reunir mais de 130 prefeitos paraibanos, além de cerca de 80 vice-prefeitos e 100 vereadores, sendo a maior delegação paraibana da História em tal evento. A Marcha acontecerá de 27 a 30 de março e é organizada pela Confederação Nacional dos Municípios, com o apoio da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup).
O presidente da Famup, George Coelho, informou que na área destinada aos paraibanos, a Federação preparou um stand duplo com espaço para que os filiados possam se acomodar. Este ano, a Marcha tem como tema “Brasília em Defesa dos Municípios” e tratará de pautas relacionadas à saúde, educação e assistência social. A Marcha também será o momento em que as prefeitas paraibanas vão apresentar o selo social “Prefeitura Parceira das Mulheres”, um projeto criado pela Secretaria da Mulher e Diversidade Humana e pela Secretaria de Articulação Municipal em parceria com a Famup, que é case de sucesso na Paraíba e poderá ser adotada por outros Estados.
George Coelho comemorou o número expressivo de representantes dos municípios paraibanos no evento e ressaltou que espera o apoio do governo federal diante das demandas que serão apresentadas. “Vamos levar nossas reivindicações e as pautas que são importantes para o municipalismo e esperamos que o governo federal, assim como representantes do Legislativo, estejam dispostos a dialogar em busca de soluções para as questões. Estamos na perspectiva de alcançarmos vitórias municipalistas”, ressaltou.
A Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios ocorre desde 1998 e se consagrou como uma das principais mobilizações democráticas em favor das cidades. A Marcha reúne prefeitos, secretários, vereadores, senadores, governadores, ministros e até o presidente da República para discutir questões que influenciam o dia a dia da gestão das cidades de todo o país. Além da maior delegação já vista na história da Paraíba, a Marcha também terá número recorde de participantes. As inscrições foram encerradas uma semana antes do evento devido ao aumento considerável do número de inscritos, que acabaram esgotando o espaço onde ocorrerá o evento.