As prefeitas paraibanas apresentaram em Brasília, ontem, durante a XXIV Marcha em Defesa dos Municípios o projeto do Selo Social “Prefeitura Parceira das Mulheres”, criado pela Secretaria da Mulher e Diversidade Humana e pela Secretaria de Articulação Municipal em parceria com a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup).
A apresentação contou com a presença do presidente da Famup, George Coelho, da secretária d Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, além da secretária Executiva da Pasta, Cris Almeida. “Levamos a experiência da Paraíba para apresentar ao Brasil, já que tivemos as presenças de prefeitas e prefeitos de todos os Estados. O Selo Social “Prefeitura Parceira das Mulheres”, por ser u projeto importante, é um case de sucesso paraibano e por isso fizemos a apresentação para que ele possa ser levado a outros Estados”, destacou a presidente do Movimento de Mulheres Municipalistas na Paraíba, a prefeita Anna Lorena.
O selo social pretende estimular políticas públicas destinadas à promoção dos direitos das mulheres e equidade de gênero desenvolvidas pelas prefeituras, considerando as potencialidades de cada município. Por isso, as prefeituras devem desenvolver práticas inovadoras e comprometidas com as mulheres em toda a sua diversidade, considerando o recorte étnico-racialidade, orientação sexual e identidade de gênero, deficiência e localidade. As ações destacadas no programa em 2022 na Paraíba integraram o contexto de universalidade das políticas públicas, na perspectiva da igualdade étnico racial para as mulheres, garantidos pelos princípios dos direitos humanos. As diretrizes envolveram saúde integral das mulheres, direitos sexuais e direitos reprodutivos, fortalecimento e participação das mulheres nos espaços de poder e decisão, empreendedorismo, autonomia econômica, desenvolvimento sustentável com igualdade social e enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres.