A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), presidida por George Coelho, celebrou, ontem, 28 anos de atuação em defesa dos municípios e da população. A entidade tem ganhado destaque nacional pelas lutas protagonizadas, a exemplo da PEC do 1%, que teve origem na Paraíba em uma mobilização de prefeitos na Praça do Meio do Mundo e que garantiu aumento no Fundo de Participação dos Municípios de todo o país. Atualmente, a federação vem brigando para que as cidades não percam recursos em decorrência da redução populacional apontada por dados preliminares do Censo do IBGE.
Ao longo da sua trajetória, a Famup vem assegurando para os municípios paraibanos parcerias importantes na condução das administrações, com realização de cursos sobre Lei de Licitações, Pregões, Controle Interno, transparência e preservação do meio ambiente, como o projeto Reciclo. A entidade também encabeçou lutas municipalistas e teve papel de destaque no enfrentamento à pandemia de covid-19. “É muito bom ver que a Famup tem conseguido trabalhar sempre em parceria com os prefeitos e prefeitas da nossa Paraíba. Conquistamos muita coisa nos últimos anos e temos trabalhado incansavelmente para conquistar ainda mais. A união e as parcerias feitas com o governo federal, governo do Estado, Tribunal de Contas, Ministério Público e com a nossa bancada de parlamentares federas e estaduais tem proporcionado muitos frutos positivos para o municipalismo”, enfatizou George Coelho.
Recentemente, mais uma vez, a Famup teve posição de destaque na vigésima quarta Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, com a apresentação, pelas prefeitas, do Selo Social “Prefeitura Parceira das Mulheres”, criado pela Secretaria da Mulher e Diversidade Humana e pela Secretaria de Articulação Municipal em parceria com a Federação.