Embora se declare independente em relação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o deputado federal paraibano Hugo Motta, presidente do Republicanos no Estado, estaria se articulando para indicar um afilhado seu para cargo na Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba), na Paraíba, além de manter a sua esposa, Luana Medeiros Motta como assessora na Companhia. A informação foi divulgada pelo jornal “O Globo”, com a ressalva de que o presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira, descartou qualquer possibilidade de adesão da sigla à gestão do presidente Lula. “A indicação não vai nos levar para a base”, frisou.
O deputado Hugo Motta, por sua vez, salientou que a postura do partido em relação ao governo federal seria de forma colaborativa. “Não à condicionamento nem troca de espaço por apoio, mas, quando o governo valoriza um parlamentar, isso vem”, raciocinou Hugo Motta em declarações `imprensa paraibana. Além de postos de segundo e terceiro escalões no governo, o Republicanos negocia o apoio do Planalto a um projeto que ampla a isenção de impostos para igrejas. Hugo Motta afirmou: “Essa postura de independência nos dá tranquilidade para dialogar com o governo em algumas pautas, como o arcabouço fiscal. Ninguém e irresponsável de ficar contra. Está no estatuto do partido a responsabilidade com as contas públicas”.
Nas eleições de 2022 na Paraíba, o Republicanos não se alinhou à candidatura do petista Luiz Inácio Lula da Silva, e houve declarações de expoentes da legenda a favor da eleição de Jair Bolsonaro. O presidente Hugo Motta costurou acordos políticos diferenciados no âmbito local – apoiou a reeleição do governador João Azevêdo (PSB) e, ao mesmo tempo, engajou-se na campanha do então deputado federal Efraim Filho (União Brasil) ao Senado pela oposição. Ambos 9Azevêdo e Efraim) foram vitoriosos nas urnas.