A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) está convocando os gestores municipais a contribuir com o Censo Estadual da Pessoa com Deficiência realizado pelo governo do Estado da Paraíba através da Secretaria de Desenvolvimento Humano e da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad). Os gestores podem incentivar a participação no município para que o máximo de pessoas com deficiência sejam cadastradas.
A finalidade do Censo Estadual da Pessoa com Deficiência é de conhecer melhor o universo desse público no Estado e subsidiar a implantação de políticas públicas nas diversas esferas do governo. Em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, Lei 13.709/2018, o governo da Paraíba se compromete a proteger e processar com responsabilidade as informações pessoais constantes nas respostas do cadastro.
O governo do Estado alerta que se a pessoa apresenta alguma deficiência deve acessar o link disponibilizado para preencher. Caso apresente dificuldade de responder, pode pedir ajuda a outra pessoa para auxiliar na resposta do questionário. Em caso de crianças, o pai, mãe ou responsável deve responder por ela. De acordo com a Organização das Nações Unidas, aproximadamente 10% da população mundial possuem algum tipo de deficiência. Na maioria das vezes, esses problemas são tratados pelo restante da população como um motivo para a discriminação, o que dificulta uma vida de qualidade e digna para as pessoas com algum tipo de deficiência. Por isso que em 1992 a ONU instituiu o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que passou a ser comemorado todo o dia três de dezembro.