A Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou na sessão de ontem o Projeto de Lei 301/2023, de autoria do Governo do Estado, que denomina de “Poeta Juca Pontes” a Escola Técnica Estadual de Arte, Tecnologia e Economia Criativa, localizada na cidade de João Pessoa. O poeta, jornalista e escritor Juca Pontes faleceu no dia 9 de abril deste ano, aos 64 anos. “Parabéns ao governo do Estado por esta lembrança. Nosso Juca Pontes merece todas as honrarias pelo trabalho que realizou em favor da cultura e da educação da Paraíba”, destacou o presidente Adriano Galdino.
Natural do município de Campina Grande, Juca Pontes foi um dos fundadores da Confraria Sol das Letras, que realiza eventos literários na Academia Paraibana de Letras, em João Pessoa, a exemplo do Pôr do Sol Literário. “Sua sensibilidade e talento com as palavras fizeram história na literatura paraibana. Juca Pontes pulsava cultura e arte. Esta homenagem que a Paraíba presta é um verdadeiro reconhecimento ao legado multicultural deixado por Juca Pontes”, justificou o governador João Azevêdo.
Por outro lado, a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou oito projetos de lei que visam à proteção e à garantia de direitos dos paraibanos. As deliberações aconteceram em reunião, ontem, que contou com as presenças dos deputados Chió, Hervázio Bezerra e Gilbertinho. Deste total, quatro propostas visam à proteção a minorias. Entre elas, destaca-se o PL de autoria da deputada Francisca Mortta, que prevê a criação do Programa de Conscientização e Prevenção ao Etarismo na Paraíba. Já o PL de autoria do deputado Tanilson Soares propõe instituir a Rede Estadual de Acolhida e Proteção às crianças órfãs do feminicídio e vítimas de violência doméstica.