Os bispos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Nordeste 2, que abrange os Estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, e tem sede no Recife, elegeram a nova presidência para o biênio 2023-2027. O bispo de Cajazeiras, no Alto Sertão paraibano, dom Francisco de Sales Alencar Batista, que na gestão anterior exercia a função de secretário, assumirá o cargo de presidente. O bispo de Caicó (RN), dom Antônio Carlos Cruz Santos, foi reconduzido para a vice-presidência, e o bispo de Pesqueira (PE), dom José Luiz Ferreira Salles, será o novo secretário.
A eleição foi realizada ontem, dia 26, durante a sexagésima Assembleia Geral da CNBB em Aparecida (SP). Os eleitos terão a missão de conduzir a Igreja composta por quatro arquidioceses e 17 dioceses. Dom Francisco de Sales Alencar Batista nasceu no dia 17 de abril de 1968 em Araripina, diocese de Salgueiro, em Pernambuco. Ele fez a profissão religiosa na Ordem dos Freis Carmelitas em 24 de janeiro de 1988 e foi ordenado sacerdote em 29 de novembro de 1995. O religioso completou seus estudos de Filosofia no Instituto Salesiano de Filosofia em Olinda (PE) e de teologia e filosofia na Milltown, Dublin, capital da Irlanda. Em seguida, obteve licenciatura em teologia espiritual no Pontifício Instituto de Espiritualidade Teresianum de Roma.
Durante o seu ministério sacerdotal exerceu os seguintes cargos: Formador dos estudantes de filosofia, reitor da Basílica do Carmo no Recife, pastor, conselheiro e Prior Provincial da Província Carmelitana de Pernambuco. Em 2021, Frei Francisco assumiu em Roma o ofício de vice-prior do Centro Internacional Santo Alberto. Em 2014, tornou-se secretário-geral da Ordem do Carmo e presidente da Comissão Internacional para Liturgia e Oração, além de membro da Comissão Internacional de Evangelização e Missão. Foi nomeado pelo Papa Francisco para ser bispo da diocese de Cajazeiras (PB) no dia 8 de junho de 2016 e tomou posse em 4 de setembro do mesmo ano.