Nonato Guedes
Na segunda reunião do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Nordeste, realizada esta semana em João Pessoa, entrou no radar a temática da Juventude, a partir de discussões dos governadores com integrantes do Fórum da Juventude da região, em que foram abordadas as necessidades e dificuldades enfrentadas pelos jovens nordestinos. Resultou, do debate, a inserção da Juventude nas Câmaras Temáticas já existentes no “Consórcio Nordeste”, bem como a criação de uma Câmara Temática voltada para a pauta da juventude. Uma carta do segmento será elaborada com base nesta reunião para ser entregue à presidência do Consórcio, liderada pelo governador da Paraíba, João Azevêdo, que, aliás, destacou os eventos da última sexta-feira no Centro de Convenções como os mais produtivos do histórico de atuação do colegiado.
Como se sabe, além de atrair chefes de Executivo ou representantes, foi marcante a presença do presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP), para dialogar sobre o tema da reforma tributária que tende, a partir de agora, a ganhar celeridade no plenário do Poder Legislativo. Esclarecedora, igualmente, foi a participação do secretário extraordinário da reforma tributária, Bernard Appy, trazendo informações valiosas e qualificadas dentro da proposta de encorpar sugestões e viabilizar o oferecimento de um modelo simplificado que atenda às exigências de Estados e municípios. O deputado federal Aguinaldo Ribeiro, do Progressistas da Paraíba, que é relator do texto no Grupo de Trabalho formado na Câmara dos Deputados não deixou de registrar os avanços conquistados, com a perspectiva de encaminhamento de soluções. Isto será uma vitória ímpar, levando-se em consideração que há 40 anos debate-se a reforma tributária, com jogo de empurra e de interesses entre forças diversas. Hoje, se produz consenso.
Na agenda com o Fórum da Juventude estiveram presentes o secretário executivo do “Consórcio Nordeste”, Carlos Gabas, o diretor de Políticas Públicas Transversais de Juventude da Secretaria Nacional de Juventude, Florentino Júnior e representantes do segmento em vários Estados da região Nordeste. Carlos Gabas ressaltou a importância da estruturação de pautas conjuntas para a Juventude nordestina, lembrando que o Consórcio funciona a partir de Câmaras Temáticas e que, por isso, é relevante que a Juventude esteja presente nelas e que seja intensificado o diálogo para uma integração com os jovens. “A Juventude tem espaço no Consórcio Nordeste e queremos atuar de forma integrada”, reforçou. Para o subsecretário de Programas do “Consórcio Nordeste”, Anselmo Castilho, é importante dar as condições para que a juventude possa construir ideias e projetos articulados em prol do desenvolvimento regional. “Temos muito a dialogar nas questões da cultura, educação, saúde, e os jovens trazem ideias que podem ser abraçadas pelo Consórcio”, expressou Castilho.
Na atual conjuntura, as maiores demandas dos jovens são a inserção no mercado de trabalho e a questão da saúde mental. Já há gestões junto aos ministérios do Trabalho e Emprego e, também, da Saúde, para verificar possibilidades de tentar identificar iniciativas que incluam o segmento. Pedro Matias, secretário executivo de Juventude da Paraíba, destacou a importante missão de executar políticas públicas de juventude e trabalhar em regime de cooperação ou de intercâmbio. “Há a necessidade do Nordeste se unir para que as pautas conjuntas possam ser concretizadas. Este momento é fundamental para que a gente possa dialogar e crescer unidos. Precisamos, de fato, nos unir e fortalecer os vínculos em benefício da juventude do Nordeste”, ponderou ele. Houve o consenso, entre governadores presentes à reunião, de que grandes parcerias favorecendo os jovens sejam colocadas em prática. Desse ponto de vista, a Carta da Paraíba, em fase de elaboração, vai ser uma espécie de bússola para que a juventude possa estruturar o seu próprio Fórum e, na sequência, inserir-se nas discussões que ganham vulto nas Câmaras Temáticas já existentes.
Vale destacar que os governadores e governadoras do Nordeste presentes em João Pessoa tiveram oportunidade, também, de discutir com os ministros Wellington Dias (Desenvolvimento e Combate à Fome) e Márcio Macêdo (Secretaria Geral da Presidência) a implementação de programas voltados ao combate à fome, à inserção no mercado de trabalho e o abastecimento de água, tendo sido apresentado aos gestores o calendário das Plenárias Estaduais do Plano Plurianual (PPA) Participativo do Planalto, que terá início no dia 11 de maio na Bahia. Na Paraíba, o evento será realizado no dia 13 de maio. Como arrematou o governador João Azevêdo, presidente do “Consórcio Nordeste”, o órgão cumpre, mais uma vez, o seu papel de trazer as discussões do país para o interesse dos Estados, com pautas importantes, a exemplo das energias renováveis, de políticas de assistência social e de fortalecimento da democracia. O caminho a ser buscado é o da integração ainda maior do governo federal com os governadores do Nordeste.