Dados do Sebrae mostram que entre os 20 milhões de empreendedores brasileiros, 10% têm mais de 60 anos. Nesta segunda-feira, Dia do Trabalhador, o deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos) destacou que o empreendedorismo na terceira idade vem crescendo e que necessita de estímulo, pois para muitos essa é uma forma de complemento da renda.
O parlamentar afirmou que o número de empreendedores nesta faixa etária deve crescer, pois uma pesquisa do Sebrae aponta que um a cada dez pessoas que se aposenta pretende empreender nos próximos dois anos. “Seja para aumentar a renda da família, seja para ocupar o tempo livre, os idosos são uma realidade no emprendedorismo”, explicou.
Para ajudar essa parcela no que se refere a crédito, Jutay apresentou na Assembleia Legislativa da Paraíba um requerimento solicitando ao governador do Estado e ao Programa Empreender-PB viabilizar a criação de uma linha de crédito exclusiva para pessoas com 60 anos ou mais. “Temos pessoas que têm disposição e o desejo de montar um negócio, mas não conseguem viabilizar os recursos necessários. Pensando nessas pessoas que têm a ideia pronta, o conhecimento necessário mas não conseguem dinheiro, sugerimos a criação de uma linha de crédito voltada exclusivamente para os mais experientes”, observou Jutay.
Para o deputado, a criação de uma linha de crédito destinada aos maiores de 60 anos representaria o apoio que este segmento precisa para colocar em prática todo o potencial de produção e capacidade de geração de riquezas, trazendo benefícios para todo o Estado e também gerando um impacto positivo na qualidade de vida desta população.