O presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste) e governador da Paraíba, João Azevêdo, fez uma avaliação positiva da reunião da entidade, realizada, ontem, em Fortaleza, no Ceará, com a participação do ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, e da direção da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), ocasião em que foram anunciados investimentos de R$ 56 bilhões em linhas de transmissão de energia, com foco na região.
– A Assembleia realizada no Ceará, a terceira deste ano, demonstra a nossa união, que tem resultado em conquistas como a do anúncio de R$ 56 bilhões em linhas de transmissão de energia. Os pleitos que estamos apresentando, como a prorrogação das outorgas, também tiveram a aceitação no Ministério, o que faz com que saiamos daqui com a sensação do dever cumprido – comentou.
O gestor também destacou a atuação do Consórcio Nordeste para garantir o atendimento das demandas e o desenvolvimento sustentável da região. “O Consórcio Nordeste foi concebido exatamente para construir soluções conjuntas para os nove Estados. Nos últimos quatro anos, o Consórcio desempenhou um papel extraordinário, consolidando propostas, compartilhamento de ideias exitosas entre os Estados e no momento difícil da pandemia nos unimos em defesa da vida da nossa população, sem negacionismo e respeitando a Ciência”, acrescentou.
João Azevêdo também destacou a importância do diálogo com o governo federal para pleitear as demandas dos Estados. “Esse é o momento muito importante porque quando se discute energia renovável se discutem também energias do futuro, como o hidrogênio verde, e nós, por sermos uma região que pode produzir energia solar e eólica a baixo custo, temos todas as condições de fornecê-las não só para o país mas para o mundo. Precisamos unir esforços para continuarmos no caminho do protagonismo econômico e social”, acrescentou.