A Paraíba aplicou 94.939 doses no Dia D de vacinação contra influenza, covid-19 e multivacinação, realizado ontem, dia 6. O intuito da mobilização foi o de ampliar as coberturas vacinais e facilitar o acesso da população às doses. A ação ocorreu em 194 municípios. De acordo com a secretária executiva da Saúde, Renata Nóbrega, com o aumento do número de casos de internação é importante que pessoas do grupo prioritário procurem as unidades de saúde para tomar a vacina contra a influenza. Ela explica que este é um período de sazonalidade para doenças respiratórias, por isso o aumento de casos, e destaca que a vacina protege contra vírus A e o vírus B, os que mais estão circulando no Estado, por isso a importância da imunização.
– A gente precisa pensar na prevenção para evitar as internações. A procura dos nossos hospitais teve um aumento considerável neste mês de abril e agora em maio. Esse nosso chamamento é para o público infantil prioritariamente, considerando o aumento de casos de internação, e a vacina tem esse papel de proteção, de evitar o aumento da internação hospitalar. Quem não teve condições de ir procure um posto durante a semana, e que a gente consiga o quanto antes que mais de um milhão e meio de paraibanos tome a vacina da influenza que está disponível durante todo o mês de maio – pontuou.
Até a manhã do sábado, a Paraíba tinha uma cobertura de 24,63% no público alvo de seis meses a seis anos. A secretária executiva registrou que tinha um total de 312.277 crianças, nessa faixa etária, para vacinar. Das 94.939 vacinas aplicadas no Dia D, 39.621 foram de influenza, 41.178 foram para as vacinas bivalente e monovalente da covid-19 e 14.140 foram das vacinas de rotina. Os cinco municípios que mais vacinaram foram João Pessoa, Campina Grande, Patos, Monteiro, Princesa Isabel. Para Renata Nóbrega, o resultado foi bom. “Mesmo o total não sendo maior que o último Dia D, essa avaliação se dá porque tivemos um número menor de municípios com oferta de vacina agora”, concluiu.