O ambientalista e militante social Arimatéia França foi eleito novo presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA-PB). Em eleição realizada no dia quatro de maio e concluso o processo pela Comissão Eleitoral, onde teve a participação e retorno de entidades importantes para o enfrentamento da fome e miséria na Paraíba, estando presentes mais de 2/3 do maior colegiado em conselhos do Estado, representando de órgãos do governo federal, estadual, instituições de ensino, entidades e movimentos da sociedade civil organizada, França explica que a nova diretoria vai assessorar o governo estadual na implementação de políticas públicas que viabilizarão o acesso regular, por parte da população mais vulnerável, a uma alimentação saudável e adequada. A posse solene acontece no próximo dia 25 em João Pessoa.
“O Brasil havia conseguido sair do Mapa da Fome da ONU em 2014. Isso, através de uma estratégia bem definida de garantia e segurança alimentar e nutricional dos mais necessitados, envolvendo os três poderes, esferas governamentais e a sociedade civil, mas todo esse trabalho foi desperdiçado ao longo dos últimos sete anos. Precisamos mudar esse quadro”, prometeu. Outra iniciativa que já começa a ser articulada pelos novos diretores do CONSEA-PB é uma programação de visitas junto aos prefeitos, câmaras de vereadores e entidades civis nos 223 municípios da Paraíba, estabelecendo parcerias para o enfrentamento à fome e à miséria.
– Daremos prioridade ao planejamento de organização e fortalecimento dos conselhos municipais, para a realização das conferências de SAN, como estratégia de atuação no combate à fome, ao nível local e regional – informou ele. A vice-presidenta do CONSEA-PB é Márcia Dornelles, da Rede Estadual de Colegiados Territoriais da Paraíba.