O presidente do diretório municipal do PSB em João Pessoa, Tibério Limeira, declarou hoje que o partido está investindo no seu fortalecimento, tanto em nível local como em âmbito estadual, mas garantiu que, no momento, o partido não está focado na discussão de candidatura própria a prefeito da Capital em 2024. Lembrou que há um compromisso já anunciado pelo governador João Azevêdo, principal liderança do partido, com o apoio à candidatura do prefeito Cícero Lucena (Progressista) à reeleição e ressaltou que se mantém, sem problemas, o ambiente de entrosamento entre as duas administrações. O PSB integra a gestão pessoense, com Léo Bezerra na vice-prefeitura.
Tibério, que é secretário de Administração do Estado e tem tido seu nome especulado como provável opção para concorrer à prefeitura de João Pessoa, afirmou em entrevista à rádio Arapuan que as recentes mudanças ocorridas nos diretórios do PSB na Capital e em Campina Grande fizeram parte da estratégia de crescimento dos quadros da legenda. Da mesma forma, revelou que o presidente do diretório estadual, deputado federal Gervásio Maia, tem feito mudanças para se ajustar às conveniências de expansão do partido, citando como exemplo a filiação de mais de meia centena de prefeitos aos quadros socialistas. Na sua opinião, a estratégia tem ligação, também, com as eleições de 2026, mas o PSB movimenta-se com cautela e respeitando os espaços de partidos que estão aliados ao governo de João Azevêdo.
Comentando uma provável candidatura do governador a uma vaga ao Senado no pleito de 2026, Tibério Limeira observou que há vontade de muitos liderados do chefe do Executivo quanto a essa pretensão, mas que o próprio governador avalia o cenário de forma realista e sem ambição, tanto podendo concorrer como optando por não disputar nenhum mandato eletivo. As decisões, explicou ele, serão tomadas no momento oportuno, quando estiverem próximas as convenções ou os períodos de desincompatibilização previstos em lei. Tibério confirmou que o PSB tem participado de reuniões com partidos do campo progressista-democrático, mas para debater assuntos da conjuntura, não propriamente para antecipar definições em torno de projetos próprios no campo eleitoral.
O secretário comentou que será de grande importância para a Paraíba a realização amanhã, no Espaço Cultural em João Pessoa, de Plenária do Plano Plurianual Participativo 2024-2026, com a participação de representantes do governo federal, como a ministra Simone Tebet, do Planejamento, o secretário-geral da Presidência da República, Márcio Macêdo e o secretário nacional de Participação Social, Renato Simões. Conforme ele, a proposta de Plenárias em Capitais do país, encampada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi inspirada no modelo do Orçamento Democrático que já vigora há alguns anos na Paraíba, e é uma oportunidade para descentralizar a inclusão nos programas governamentais de metas que realmente são prioritárias para a população.