O governador João Azevêdo, presidente do Consórcio Nordeste, encerrou na tarde de ontem, 13, a última plenária estadual do Plano Plurianual do governo federal desta primeira série. Ao longo do evento, realizado no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa, diversos representantes de movimentos sociais tiveram a oportunidade de contribuir na elaboração do PPA Participativo, que terá três eixos – desenvolvimento social, econômico e sustentabilidade e democracia. A Paraíba encerrou a primeira etapa das plenárias estaduais, depois de eventos promovidos na Bahia, Alagoas e Pernambuco.
As diretrizes gerais do PPA, divididas em três eixos, serão o resultado, além das plenárias, das discussões nos Fóruns Interconselhos e da participação da população brasileira também no ambiente digital. Na ocasião, o gestor paraibano avaliou a plenária estadual do Plano Plurianual como um momento extremamente positivo. “Essa plenária gigantesca é a demonstração clara do que queremos construir para este País. A Paraíba segue firme no seu propósito, que é contribuir com o desenvolvimento do Brasil nos seus mais diversos aspectos, principalmente no bom relacionamento institucional, a base de toda prosperidade. Eu tenho certeza absoluta de que os novos caminhos que o Brasil está traçando serão melhores para a nossa população”, comentou.
O secretário-geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, também destacou o evento como positivo e agradeceu o apoio de João Azevêdo tanto na condição de governador quanto na condição de presidente do Consórcio Nordeste. Muito obrigado pela acolhida. Quero agradecer a todos os movimentos sociais da Paraíba, aos deputados estaduais e federais”, completou, conclamando a população a participar por meio do gov.br. Mais cedo, o secretário nacional da Participação Social ressaltou a importância da Paraíba sediar a plenária do PPA Participativo. “Nós temos o desafio de transmitir algumas das propostas que a Paraíba tem para o PPA do governo federal. O PPA antecede o orçamento, porque ele define grandes linhas de quatro anos para que a gente entregue aquilo que o povo votou na urna”, expressou. A plenária foi prestigiada, ainda, pela secretária-adjunta nacional do Planejamento, Raquel Melo, que representou a ministra da pasta, Simone Tebet.
Ao demonstrar alegria pela Paraíba receber o evento, o governador João Azevêdo destacou a experiência do Estado com o Orçamento Democrático Estadual, que terá início a partir de julho. Frisou: “A Paraíba tem uma experiência exitosa em se tratando de Orçamento Democrático. Temos realizado plenárias em todas as regiões. E essa experiência tem gerado frutos extraordinários. Nos últimos quatro anos, R$ 3,6 bilhões do nosso orçamento foram executados nas demandas que a população paraibana apresentou durante o Orçamento Democrático Estadual”. Citou como exemplo dos resultados dessas demandas a construção de creches em todos os municípios paraibanos e o Programa Opera Paraíba, que tirou milhares de paraibanos da fila de espera por cirurgias eletivas, como as de catarata. Por sua vez, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, evidenciou a contribuição da Paraíba com o Orçamento Democrático Estadual e destacou a importância da sociedade brasileira no PPA Participativo. O vice-governador Lucas Ribeiro, deputados federais e secretários do governo do Estado prestigiaram a Plenária.