Com a presença de representantes de diversos segmentos culturais, políticos e empresariais da cidade, a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou sessão solene de entrega do título de cidadão pessoense ao diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Marcus Alves na tarde desta quarta-feira, 17.
A solenidade foi proposta pelo vereador Zezinho Botafogo (PSB) e teve como co-autor o vereador Bruno Farias (Cidadania), que falou sobre a importância da entrega da comenda. “Essa cidadania é muito justa, afinal de contas é o reconhecimento a uma vida inteira dedicada à cultura, às artes, à academia e à pesquisa. De tal sorte que celebrar a cidadania de Marcus Alves é, sobretudo, louvar a cultura de João Pessoa e da Paraíba, é um orgulho da sua linda trajetória, dos passos percorridos pelos seus pés, dos sentimentos vazados de seu coração e eternizados em livros, das ações brotadas de suas mãos que foram concretizadas na inclusão pela cultura e das paixões que movem a sua vida”, afirmou.
Zezinho Botafogo, autor da propositura, disse que historicamente Marcus Alves marcou a cidade de João Pessoa na cultura e no atendimento às pessoas. “Sou bastante rigoroso no que se refere a entrega de títulos de cidadania pessoense, mas não poderia me furtar em oferecer essa honraria a Marcus Alves, pelos relevantes trabalhos na área cultural da nossa cidade”, acrescentou.
Marcos Henriques (PT) afirmou que a entrega da honraria representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido, que ao longo do tempo tem procurado dialogar com todos os segmentos culturais, valorizando aquelas pessoas que tem poucas oportunidades. “É um título justo a quem presta um serviço à cidade que hoje reconhece a quem fez muito por merecer”, destacou.
Representando o prefeito da capital, Cícero Lucena (PP), o vice-prefeito Léo Bezerra (PSB) falou da satisfação em participar da sessão para entrega da cidadania pessoense. “É motivo de muito orgulho participar dessa sessão por tudo o que ele já fez por João Pessoa e ainda irá fazer. É um título pelo reconhecimento a alguém que merece verdadeiramente receber essa homenagem”, reforçou.
O homenageado que é natural da cidade de Itabaiana (PB), Marcus Alves, ressaltou que receber o título de cidadania pessoense representa um momento de emoção e muita gratidão à cidade de João Pessoa. “Desde criança que eu vivo em João Pessoa e construo uma história de intelectualidade e de envolvimento com a cultura pessoense. Eu credito essa homenagem a essa trajetória que venho fazendo nos últimos anos à frente da Funjope, consolidando um trabalho de políticas de cultura para todas as áreas de cultura e artes da cidade. Eu dedico essa homenagem da CMJP aos artistas e profissionais da cultura da cidade de João Pessoa que souberam entender e responder à convocação de diálogo, para planejar as atividades conjuntamente. Minha responsabilidade sempre aumenta, à medida que os projetos vão se consolidando e o recebimento do título de cidadão pessoense tem um lado emotivo e simbólico, afetivo, mas sobretudo de racionalidade e de acréscimo a esse plano de responsabilidade com João Pessoa, principalmente com a arte e a cultura”, finalizou.
Manoel Raposo, é acima de tudo um homem cheio de vigor, na sua biografia que em breve deve ser lançada o público verá que o homenageado é um verdadeiro líder e também um empreendedor nato.
Com estima professor Adriano de Lima
Campina Grande-PB.