O desembargador José Ricardo Porto fez hoje um pronunciamento na sessão da Quarta Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba se solidarizando com o jogador brasileiro Vinicius Jr pelos ataques racistas que vem sofrendo na Espanha. Os desembargadores Oswaldo Trigueiro do Valle Filho e Romero Marcelo da Fonseca Oliveira se acostaram ao seu discurso.
“Não é a primeira vez que isso acontece. Esse clima de ódio que está matando o mundo, está suplantando a generosidade, a cordialidade, a boa educação e a civilidade entre os povos. O que está ocorrendo na Espanha, também, em menor escala, já aconteceu aqui no Brasil. Isso precisa parar. Nós não podemos mais conviver com aqueles tempos sombrios que não traduziam nem paz, nem concórdia, mas sim o desespero, que era sufocado”, afirmou José Ricardo Porto.
Ele disse esperar que o governo brasileiro efetue uma moção perante a ONU responsabilizando o governo espanhol por essas manifestações racistas. “Não só em desfavor do brasileiro Vinicius Jr, mas em favor do bem, da solidariedade, que deve prevalecer na humanidade”, frisou o desembargador.
Por sua vez, o desembargador Oswaldo Trigueiro lamentou que um time como o Real Madrid não tenha feito um posicionamento firme contra os ataques racistas. “É triste para a gente que gosta de futebol, que gosta de esporte, presenciar ainda situações desse jaez”, afirmou.
Já o desembargador Romero Marcelo lamentou os ataques racistas contra o jogador brasileiro e disse que ele só está sendo atacado por ser um jogador excepcional. “Se a sua atuação no time não incomodasse a torcida adversária talvez aqueles apupos não ocorressem”.