O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, abriu edital de licitação para aquisição de um acelerador linear para o Hospital do Bem, pertencente ao Complexo Hospitalar Janduhy Carneiro, na cidade de Patos. O equipamento será adquirido com recursos do Projeto Amar e o será o primeiro a atender 100% pacientes do SUS no Estado. Estão previstos investimentos de R$ 22,6 milhões na aquisição do equipamento e na obra para sua instalação. O aviso de licitação foi publicado no Diário Oficial do sábado, 20.
O aparelho é utilizado para tratamento do câncer mediante a radioterapia e a braquiterapia, e sua aquisição representa o avanço da regionalização na saúde da Paraíba. De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Jhony Bezerra, a chegada do equipamento no Sertão será um marco para a assistência oncológica, uma vez que o Hospital do Bem passará a oferecer um serviço completo aos pacientes oncológicos. “Este será o primeiro acelerador linear 100% SUS da Paraíba. Os pacientes oncológicos do Sertão não precisarão mais percorrer longas distâncias para realizar seu tratamento. Com isso, avançamos mais na regionalização da saúde”, pontua o secretário.
A ação faz parte do Projeto de Aprimoramento do Modelo de Atenção na Rede de Saúde do Estado da Paraíba (Amar), que investe mais de R$ 280 milhões, por meio de convênio com o BID, na infraestrutura hospitalar e na modernização dos serviços de saúde do Estado. A coordenadora do Projeto Amar, Rosa Márcia, reforça que o acelerador é um dos maiores investimentos do projeto.