O governador da Paraíba, João Azevêdo, presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Nordeste (Consórcio Nordeste) participou, ontem, em Brasília, de reunião do Fórum Nacional dos Governadores, ocasião em que os gestores discutiram a tramitação da reforma triutária e o pagamento do piso salarial nacional da Enfermagem. De acordo com o chefe do Executivo da Paraíba, deverá ser solicitada uma reunião ao Ministério da Saúde para tratar dos ajustes dos repasses financeiros para o pagamento do piso da enfermagem. “Nós queremos discutir a forma como foram calculadas as transferências e, seguramente, queremos uma correção”, alertou.
O governador informou que a Paraíba encaminhará nos próximos dias ao Ministério da Saúde um censo dos profissionais da área que atuam no sistema público estadual composto por 34 hospitais e quatro Unidades de Prontoatendimento (UPAS), com o objetivo de pleitear a revisão dos valores destinados ao Estado, que ficaram em apenas R$ 4,9 milhões. João Azevêdo revelou que o Fórum de Governadores deverá receber o texto da reforma tributária até o início de junho. “Nós precisamos tirar dúvidas em relação à proposta prevista nesse texto e isso será possível a partir do acesso a essas informações mais detalhadas”, explicou.
A reunião do Fórum de Governadores também contou com a presença do ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, James Cleverly, de representantes do Colégio Nacional de Procuradores-Gerais dos Estados e do Distrito Federal, do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federa (Comsefaz) e de representantes do Congresso Nacional. Os secretários de Estado Marialvo Laureano (Fazenda), Deusdete Queiroga (Infraestrutura e Recursos Hídricos), Ronaldo Guerra (chefe de Gabinete do Governador) e o secretário executivo da Representação Institucional da Paraíba, Adauto Fernandes, também acompanharam a reunião.