O governador João Azevêdo recebeu, hoje, em João Pessoa, representantes da Frente Nacional dos Prefeitos que participam hoje e amanhã do evento “Reflexões sobre o futuro das cidades”, realizado no Centro de Convenções. No encontro, os gestores discutiram pautas comuns dos Estados municípios, a exemplo da reforma tributária, e a necessidade de ampliação do diálogo para a construção de soluções conjuntas dos desafios do país.
Na ocasião, o chefe do Executivo estadual destacou os investimentos do governo nos municípios em áreas estratégicas para o desenvolvimento das cidades. “Aqui, na Paraíba, lançamos recentemente o programa Alfabetiza Mais Paraíba, que contou com a adesão de todas as 223 prefeituras para alfabetizar as crianças até sete anos de idade; estamos construindo creches em 213 municípios, com investimentos que somam mais de R$ 200 milhões, firmamos mais de 400 convênios para a construção e reforma de escolas e ginásios, entregamos mais de 480 ônibus escolares, são mais de R$ 50 milhões em convênios para garantir o funcionamento dos hospitais, mais de 200 municípios contemplados com pavimentação asfáltica. Nós realizamos essas ações porque é nos municípios onde as pessoas moram”, frisou.
Ele também ressaltou a importância da troca de experiências entre os gestores públicos. “Esse evento na Paraíba é extremamente importante para o êxito das gestões. No Consórcio Nordeste, nós temos essa oportunidade de compartilhar projetos, como acontece com o Opera Paraíba, Preço da Hora e Nordeste que Acolhe, ações que deram certo e são compartilhadas entre os Estados”, acrescentou. O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, enalteceu a visão municipalista do governador João Azevêdo. “O governador tem feito ações em todos os 223 municípios, com obras de creche e de asfalto. Aqui, em João Pessoa, temos importante parcerias, a exemplo de investimentos em mobilidade urbana, e João exerce uma liderança importante hoje no Nordeste, por ser presidente do Consórcio da região, ajudando nesse debate entre Estados e municípios”, falou.
O presidente da FNP e prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, agradeceu a recepção do governador e reforçou a necessidade aprofundamento do diálogo entre as administrações federal, estaduais e municipais. “Precisamos estreitar essas parcerias, ampliar as discussões sobre temas como a reforma tributária, o piso nacional da enfermagem e construir consensos. O evento de João Pessoa é de muita importância para nós porque queremos contribuir nesse processo de unir o país e deixar um legado para as futuras gerações”, comentou. Também participaram do encontro os prefeitos Hildon Chaves, de Porto Velho, RO, Tião Bocalom, prefeito de Rio Branco-AC e Moema Gramacho, prefeita de Lauro Freitas-BA, Jeconias Júnior, coordenador de Articulação Governamental da FNP, o vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra, o secretário de Gestão Governamental da prefeitura de João Pessoa, Diego Tavares, e o chefe de Gabinete do Governador, Ronaldo Guerra.