Os ministros Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Sílvio Almida, dos Direitos Humanos e da Cidadania, Alexandre Silveira, das Minas e Energia e Juscelino Filho, das Comunicações, estarão em João Pessoa hoje e amanhã, participando da primeira edição do evento Reflexões sobre o futuro das cidades, promovido pela Frente Nacional de Prefeitos, com o intuto de discutir tecnicamente e cm profundidade temas relevantes aos médios e grandes municípios. At a manhã de ontem já estavam confirmados 46 prefeitos e prefeitas, sendo 13 de Capitais. Ao total, já são mais de 350 inscritos.
O anfitrião, prefeito Cícero Lucena (Progressistas), que é primeiro secretário nacional da FNP, afirmou:”Precisamos considerar o crescimento das cidades, da população, e pensar em alternativas que atendam às demandas de maneira que não impactem e nem devastem o meio ambiente”. A programação completa abrange discussão de temas como a economia verde, adaptação das cidades às mudanças climáticas, financiamento das cidades, políticas culturais, mobilidade urbana e reforma tributária. De acordo com o presidente da Federação Nacional de Prefeitos, Edvaldo Nogueira, prefeito de Aracaju-SE, o objetivo desse modelo de evento é trazer para a mesa temas mais específicos e, a partir do diálogo, construir soluções conjuntas.
– Queremos debater esses assuntos mais no detalhe, aprofundando tecnicamente as pautas que são importantes para as nossas cidades – explicou. O evento Reflexões sobre o futuro das cidades em João Pessoa será realizado no Centro de Convenções, no Altiplano Cabo Branco. Nos dias seis e sete de julho, será realizado em Niterói, RJ, com uma pauta construida em conjunto com a comissão permanente da FNP – Cidades Atingidas ou Sujeitas a Desastres, com apoio técnico do WRI Brasl. O evento é itinerante e ocorrerá, ao menos, três vezes ao ano. Ainda em 2023, Campinas/SP será a sede da terceira edição, sem data confirmada. O deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), relator do projeto de reforma tributária na Câmara, confirmou presença, alegando que aproveitará a oportunidade para colher sugestões dos prefeitos das Capitais e cidades médias, que servirão como subsídios ao documento que espera entregar até o dia seis próximo, para posterior votação no plenário da Casa. eitos George Farias, de Taperoá, Ernandes Nóbrega, de Livramento, Genivaldo Fernandes, de Prata, Felício Queiroz, de São José dos Cordeiros, além de vereadores desses municípios.