O ex-deputado estadual Ricardo Barbosa, primeiro suplente de deputado federal pelo PSB, declarou ontem à noite que se sentiu lisonjeado com o anúncio feito pelo presidente estadual do partido, deputado Gervásio Maia, de que ele será o candidato socialista à prefeitura de Cabedelo nas eleições do próximo ano, com o apoio do governador João Azevêdo e de outros líderes políticos que atuam na região metropolitana de João Pessoa. Barbosa afirmou ter recebido telefonema do líder do governo na Assembleia Legislativa, Chico Mendes, hipotecando-lhe solidariedade e prometendo arregaçar as mangas em favor de sua postulação.
O anúncio de Gervásio Maia foi feito em entrevista a emissoras de rádio, pontuando que a decisão pela candidatura de Barbosa é consensual dentro da legenda e tem possibilidades concretas de vitória contra o candidato do grupo do prefeito Vítor Hugo (União Brasil), que será anunciado até o final do ano depois de consultas internas e de pesquisas de intenção de voto. Entre os nomes cogitados no bloco do atual prefeito destacam-se os deputados Mersinho Lucena (federal), do Progressistas, e George Morais (estadual), do União Brasil, ambos exercendo o primeiro mandato legislativo. O prefeito Vítor Hugo reagiu com ironia ao pré-lançamento de Barbosa, dizendo que ele é o melhor nome do esquema do governador João Azevêdo para ser derrotado, já que “não tem maior afinidade com Cabedelo e atua como paraquedista no cenário político local.
Atualmente, Ricardo Barbosa é presidente da Companhia Docas da Paraíba, que administra o Porto de Cabedelo. Ele afirmou à rádio Arapuan que está focado no projeto para “revolucionar” a expansão do Porto de Cabedelo e que tem cumprido agendas importantes com ministros e autoridades da área, além de contar com o apoio decisivo do governador João Azevêdo, que tem feito investimentos de repercussão na cidade. A disputa eleitoral em Cabedelo promete ser movimentada, já que outros políticos de expressão admitem entrar no páreo. É o caso do deputado estadual Walbber Virgolino, do PL, que é simultaneamente cogitado para disputar a orefeitura de João Pessoa e a prefeitura cabedelense. Quanto a Ricardo Barbosa, confirmou que seu domicílio eleitoral é em Cabedelo e adiantou que procurará conciliar a atuação na Companhia Docas com os preparativos para a batalha política-eleitoral que se dispõe a enfrentar.