Os governadores do Nordeste reuniram-se, ontem, durante um encontro promovido pelo Consórcio Nordeste, na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, para firmar um pacto pela busca ativa de pessoas em condição de pobreza e desemprego na região. A Paraíba, representada na ocasião pelo vice-governador Lucas Ribeiro, assinou o acordo, reforçando o compromisso do Estado em fortalecer as ações de inclusão social e combate à pobreza.
O encontro contou com a participação dos governadores nordestinos, vice-governadores, secretários de Estado e outras autoridades, e teve como objetivo estabelecer diretrizes conjuntas para a busca ativa no Cadastro Único no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) visando identificar e incluir as pessoas que vivem em condição de pobreza e que ainda não estão sendo assistidas pelos programas sociais.
Durante o encontro, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, ressaltou a importância desse pacto e expressou sua esperança e confiança na união dos gestores em prol da redução das desigualdades. “Esse momento significa que estamos dando passos seguros na reparação dos danos recentes e no fortalecimento das políticas socais em nosso país”, destacou a governadora.
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, também reforçou o empenho do Governo federal em combater a pobreza e garantir o acesso das pessoas aos benefícios sociais. Ele ressaltou a busca ativa no Cadastro Único como uma ferramenta essencial nesse processo e elogiou o compromisso dos governadores nordestinos em fortalecer essa estratégia conjunta.
Representando o governador João Azevêdo, o vice-governador Lucas Ribeiro destacou a importância de garantir que todas as pessoas em condições de pobreza tenham acesso aos programas e benefícios sociais. Ele citou iniciativas como o “Tá na Mesa” e “Prato Ceio” na Paraíba, que mostram o compromisso do Estado em promover a dignidade humana e o bem-estar da população. “Em um país rico, como o nosso, é inaceitável que ainda existam pessoas em situação de pobreza, lutando diariamente para suprir suas necessidades básicas”, salientou.