O governador João Azevêdo abriu, ontem, oficialmente, a Semana do Meio Ambiente, no Parque Jardim Botânico Benjamin Maranhão, em João Pessoa. O chefe do Executivo assinou protocolos de intenções com a Universidade Estadual da Paraíba, Universidade Federal de Campina Grande, Universidade Federal da Paraíba e Instituto Nacional do Semiárido, voltados para a democratização, orientação e implementação de ações focadas no meio ambiente e sustentabilidade. O gestor também autorizou investimentos de R$ 4,5 milhões destinados à criação da linha de crédito Empreender Solar, voltada aos pequenos e microempreendedores para a aquisição de kits de energia renovável, e entregou tabletes e maquinetas com o sistema operacional da Sudema para o Batalhão de Policiamento Ambiental.
Em sua fala, o governador elencou diversas ações implementadas pela gestão para proteger o meio ambiente e garantir investimentos sustentáveis para o Estado. “São projetos de apoio ao tratamento de resíduos sólidos, construção de galpões para a coleta seletiva, replantio da mata ciliar do Rio Paraíba e criação da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade. Dentro do Consórcio Brasil Verde, a Paraíba coordena o bioma caatinga e fomos contemplados com a criação do primeiro parque nacional no nosso Estado, o Serra do Teixeira, uma importante ação de preservação e turismo sustentável. Estamos atraindo mais investimentos em energias renováveis e vamos avançar muito nesse segmento”, acrescentou.
A secretária de Estado do Meio Ambiente, Rafaela Camaraense, enfatizou que a programação da Semana do Meio Ambiente é uma demonstração do compromisso do governo com a área. “O Estado é pioneiro no respeito à preservação ambiental, através do equilíbrio e da sustentabilidade. Nós teremos nesta semana vários treinamentos e palestras e seguiremos trabalhando para continuarmos com um crescimento econômico e sustentável na Paraíba”, declarou. O superintendente da Sudema, Marcelo Cavalcanti, destacou o processo de modernização do órgão para fortalecer as fiscalizações no Estado. “Temos a satisfação de anunciar que estamos ampliando a informatização da Sudema, entregando tabletes e maquinetas para o Batalhão de Policiamento Ambiental para que os autos de infração sejam agilizados”.