Com o objetivo de promover o enfrentamento das mais diversas formas de trabalho infantil e violações de direitos, o Governo da Paraíba lança amanhã a Campanha Estadual de Enfrentamento ao Trabalho Infantil por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano. Intitulada “Toda criança precisa estudar e brincar: Não ao Trabalho Infantil”, a campanha será lançada pela secretária Pollyanna Dutra no auditório Professor Milton Paiva, da Universidade Federal da Paraíba.
A ocasião marca, também, a abertura da programação do I Seminário Estadual de Enfrentamento ao Trabalho Infantil da Paraíba, que acontece durante todo o dia 12, das 8h às 17h. A diretora do Sistema Único de Assistência, Francisca Vieira, explica que no dia do lançamento as equipes dos municípios receberão o material de referência da Campanha Estadual, como cartazes, folders e outros materiais gráficos com identificação visual, informações e orientações sobre a temática. Todas as peças também serão disponibilizadas em formato digital para facilitar a divulgação e a multiplicação, caso necessário. Os técnicos responsáveis pelas campanhas estaduais elaboraram esse material, que servirá de referência para os diálogos e ações a serem desenvolvidas nos territórios durante todo o ano.
No 12 de junho são promovidas reflexões sobre o direito de todas as crianças à infância segura, à educação e à saúde, livres da exploração infantil e de outras violações. Os eventos realizados em todo o mundo têm o objetivo de conscientizar a sociedade sobre os prejuízos causados pelo trabalho infantil e a necessidade de eliminá-lo do planeta. O trabalho infantil pode causar sérios danos ao desenvolvimento da saúde física, mental e moral de crianças e adolescentes.