O governador João Azevêdo reuniu-se, ontem à tarde, com representantes do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, por videoconferência, diversas parcerias de interesse público, inclusive, o acompanhamento pelo IICA no Procase 2, que terá investimentos de US$ 105 milhões no desenvolvimento rural sustentável. O projeto já foi aprovado pela Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), ligada ao Ministério do Planejamento.
Na ocasião, João Azevêdo fez um balanço das ações do Governo do Estado no fortalecimento da agricultura familiar. “Atualmente nós temos dois projetos importantes nessa área, com um volume de recursos consideráveis – o Cooperar, com financiamento do Banco Mundial e já em execução, com recursos da ordem de 80 milhões de dólares”, disse, destacando os projetos que são desenvolvidos com recursos próprios do Tesouro Estadual como os de regularização fundiária. Frisou que o Instituto Interamericano, em outros momentos, já teve cooperações com o governo da Paraíba e, por sua história, sabe-se o quanto ele pode colaborar com o desenvolvimento da agricultura no Estado.
Gabriel Delgado, representante do IICA no Brasil, ressaltou as expectativas com as novas parcerias, haja vista os bons êxitos conquistados na execução do Procase 1. Agradeceu a confiança que o Estado tem depositado no Instituto e disse: “Para nós, foi uma honra a notícia da obtenção dos resultados com o Procase 1. Estamos ansiosos, por isso, pelo Procase 2”. Por fim, João Azevêdo fez um balanço dos incentivos fiscais concedidos a várias cadeias produtivas do Estado, a exemplo do queijo artesanal e da produção de leite de cabra.