O presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho, se reuniu com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante encontro de lideranças de entidades municipalistas de todo o país, capitaneado pelo presidente da Confederação Nacional de Municípios, Paulo Ziulkoski. Na pauta de discussão, os desafios municipalistas, principalmente relacionados com os pisos salariais e investimentos em saúde e educação.
George Coelho relatou que durante o encontro reforçou a preocupação dos municípios com a falta de recursos e a alta demanda de ações e políticas públicas sustentadas pelas administrações municipais. “Estaremos sempre prontos para contribuir com soluções que possam garantir a manutenção de ações básicas nas áreas de saúde e educação pelos municípios. Pedimos que o presidente acompanhe com mais cuidado as pautas municipalistas e nos colocamos à disposição, sobretudo o movimento municipalista do Nordeste, capitaneado pela Famup, para unir forças em busca de soluções”, disse.
De acordo com George Coelho, entre os pontos destacados pelas lideranças municipalistas estavam problemas sociais, passivos na saúde, na educação e na assistência social dificuldades em ofertar vagas em creches, além dos impactos decorrentes de pisos salariais, a exemplo do magistério e da enfermagem. O presidente da CNM destacou durante o encontro com Lula que não há desenvolvimento sem a valorização dos municípios. “Os prefeitos querem ser parceiros, a CNM quer ser parceira, mas essa parceria é do debate. Com o senhor nos ouvindo, como está fazendo hoje, vamos conseguir construir. Queremos construir com o governo e, às vezes, a forma que temos de contribuir é mostrando a realidade, especialmente de quem está na ponta, que são os municípios”, frisou.