A ampliação de alternativas para quitação de dívidas de brasileiros endividados está entre as prioridades de uma série de ações do deputado federal Ruy Carneiro. O parlamentar está lutando para garantir que dívidas de consumidores repassadas para empresas de cobrança também sejam mantidas no programa de renegociação do Governo Federal “Desenrola Brasil”.
Ruy afirma que a iniciativa é fundamental para uma parcela importante de endividados. “É preciso garantir que pessoas que buscam regularizar suas dívidas através do Desenrola Brasil não sejam privadas dessa possibilidade”, acrescentou. Atualmente, grande parte das empresas acabam repassando casos de pagamentos atrasados para financeiras e escritórios de cobranças. “Essa emenda busca esclarecer a redação da Medida Provisória. A alteração sugerida vai evitar problemas de interpretação e incluir esse grupo na faixa 1 do programa”, esclareceu o deputado.
A outra modificação defendida por Ruy assegura a concessão de crédito para médios e pequenos empresários. “As novas operações contratadas por meio do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte precisam continuar sendo garantidas pelo Fundo Garantidor de Operação”, defendeu. Ele acredita que qualquer interferência nesse cenário pode resultar em grandes prejuízos para a economia nacional. “Desde a retomada do Pronampe, em julho de 2022, mais de 650 mil empresas foram beneficiadas. Essa importante alternativa precisa ser garantida, principalmente em um momento de taxas de juros elevadas no Brasil”, concluiu.