O vice-governador Lucas Ribeiro lançou, ontem, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa, o calendário das audiências públicas do Orçamento Democrático Estadual – referentes ao ciclo 2023, que acontecerão entre os dias seis de julho e dois de setembro nas 14 Regiões Geoadministrativas, envolvendo a participação da população dos 223 municípios paraibanos. As audiências públicas terão início no Sertão da Paraíba, nas cidades de São José de Piranhas, Sousa e Itaporanga, nos dias 6, 7 e 8 de julho, respectivamente. O cilo de audiências também ocorrerá em Monteiro (27 de julho), Soledade (28), Cubati (29), São Bento (3 de agosto), Pombal (4 de agosto), Ingá, Campina Grande, Princesa Isabel, Santa Luzia, Guarabira, Rio Tinto, Pedras de Fogo e, no dia dois de setembro, em João Pessoa.
O vice-governador ressaltou que todas as regiões do Estado serão visitadas e destacou a importância da participação popular na construção do orçamento do Estado. “Na Paraíba, o governo escuta as pessoas e compartilha seu orçamento com a população, que indica suas prioridades e onde as obras e serviços devem ser executados. Já temos boa parte do orçamento construído a partir do ODE, por isso, esse é um instrumento consolidado e de credibilidade porque os cidadãos veem a realização daquilo que eles demandam, permitindo que nós possamos construir um Estado mais democrático e inclusivo”, frisou Lucas Ribeiro.
O secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, Gilmar Martins, afirmou que o Orçamento Democrático baliza as ações do governo e promove a integração com a sociedade. “O ciclo de audiências norteia o PPA e a LOA a partir de dados que coletamos para a construção de políticas públicas, e nas plenárias temos a oportunidade de qualificar as demandas, inserimos na peça orçamentária e colocamos à disposição da sociedade um volume de recursos que pode ser acompanhado pelo Portal da Transparência”, relatou. Durante as audiências, o Orçamento Democrático também realizará o processo de eleição para conselheiros/representantes para o mandato de dois anos. As inscrições para candidatos estão abertas até o próximo dia 20 no Portal da Cidadania.