O vice-presidente do Senado Federal Veneziano Vital do Rêgo, do MDB da Paraíba, cumprimentou, hoje, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, pelo que considerou uma “firme posição” de não abrir mão de sua indicação ao Ministério da Saúde, sob o nome da atual ministra Nísia Trindade.
– Na minha visão, o presidente teve uma visão correta que nos permitirá (aos brasileiros) a compreensão de que a Pasta continuará comprometida em encaminhar políticas públicas para a Saúde, melhorando-as responsavelmente, além de dar continuidade aos investimentos da Pasta na área – disse Veneziano, evidenciando o caráter técnico da presença de Nísia Trindade na função.
O presidente Lula confirmou a informação na manhã de ontem, durante a décima sétima Conferência Nacional da Saúde, realizada em Brasília, de que o Ministério da Saúde é indicação sua e que a ministra Nísia Trindade, permanece no cargo até enquanto ele achar que deve. Com isso, o presidente Lula rechaçou pressões políticas para a exoneração da ministra.
Segundo versões divulgadas pela mídia, o Centrão, principalmente o PP, tem pressionado o governo petista por mais cargos – entre eles, o da titularidade do Ministério da Saúde. Lula confidenciou que chegou a ligar para Nísia antes de sua viagem à Europa para tranquilizá-la sobre sua situação no governo. Por telefone, ele disse que a ministra poderia “dormir e acordar” tranquila. “Poucas vezes na vida a gente teve a chance de ter uma mulher no Ministério da Saúde, para cuidar do povo com o coraação, como uma mãe cuida de seus filhos”, comentou o presidente.